Criar e Configurar Servidores DNS

Fizemos o registro do domínio lá com o Freenom. Agora precisamos criar e configurar nossos Servidores DNS na Amazon para representarem uma resposta autoritativa para esse domínio que acabamos de registrar.

Route 53

Para criar os nossos Servidores DNS, utilizaremos o serviço de DNS da Amazon chamado Route 53. Então vamos voltar para o Painel de Console da AWS e pesquisar por ele.

Busca pelo serviço de DNS da Amazon chamado Route 53.

Depois, clicamos em Começar a usar agora para iniciar o processo.

Acessar Gerenciador de serviços DNS Route 53.

Criar Zona Hospedada

Nessa etapa em que precisamos criar uma Zona Hospedada há um custo estipulado pela Amazon que no momento é de 0,50 USD por zona de configuração de domínio criada.

Essa informação pode ser consultada digitando preços route 53 em uma nova aba do Browser, por exemplo, ou clicando aqui. Descendo um pouco na página, em Zonas hospedadas, temos essa informação.

Preço para criação de Zona Hospedada.

Seguindo em frente, clicamos em Criar zona hospedada e especificamos o nome do domínio que precisa ser igual ao que registramos na etapa anterior. Para isso, vamos acessar novamente o Freenom e em Services > My Domains, copiar o nome do domínio e colar no campo Nome do domínio no Route 53.

Acessando os meus domínios no Freenom.

Esse é o domínio que deve ser utilizado pelos usuários na internet. A ideia é que qualquer pessoa com ele em mãos, possa fazer o acesso de leitura. Então a visibilidade deve ser pública. Por isso, em Tipo, mantemos Zona hospedada pública.

Criar Zona Hospedada no Route 53.

Feito isso, clicamos em Criar

Informar meus Servidores DNS aos Servidores DNS .tk

Note que, finalizada essa etapa, a Amazon já configurou e está informando o nome dos nossos Servidores DNS que têm autoridade para responder especificamente pelo domínio devcontent.tk. Criando um registro do tipo NS (Name Server) com o nome dos servidores, e outro do tipo SOA – Start Of Authority que indica o início de autoridade do domínio.

Nome dos Servidores DNS responsáveis por resolver o domínio devcontent.

Os Servidores DNS que respondem pelos domínios tk na internet precisam ser avisados disso. Então precisamos voltar para o Freenom e pedir para ele fazer essa divulgação aos Servidores DNS tk sobre quem tem autoridade para resolver o nosso domínio específico devcontent.tk.

Esse processo varia um pouco dependendo da empresa em que você registrou seu domínio. Mas o fluxo, a essência, é basicamente a mesma.

Aqui no Freenom, clicamos em Services > My Domains > Manage Domain;

Área para fazer o gerenciamento dos meus domínios no Freenom.

Depois, na aba Management Tools > Nameservers

Caminho para acessar nome dos servidores que respondem pelo domínio devcontent.

Escolhemos Use custom nameservers e inserimos os nomes dos nossos Servidores DNS nos campos especificados.

Escolher usar servidores customizados.

Aqui você pode executar um ping em cada servidor, a fim de colocá-los em ordem crescente de tempo de resposta. É o que vou fazer, pois se um não responder, a requisição do seu Resolvedor DNS será redirecionada ao próximo servidor.

Executando ping em Servidores DNS. Informar os Servidores DNS customizados.

Por fim, envie os dados. Esse processo poderá levar até algumas horas para ser completamente concluído.

Ir para o topo