Instalar Secure Copy Protocol SCP no Windows

O Secure Copy Protocol (SCP) nos permite enviar, de forma segura, arquivos de um computador local até um servidor remoto ou entre dois servidores remotos.

Este é um protocolo suportado em sistemas Unix. Portanto, quem é usuário Windows, não dispõe dele nativamente.

Com o objetivo de termos essa funcionalidade também no Windows, vamos instalar o Cygwin, uma plataforma que irá nos permitir utilizar algumas ferramentas dos sistemas Unix no ambiente Windows.

Download do Cygwin

Acesse a página do Cygwin e escolha o pacote para download de acordo com a arquitetura do seu processador, 32 ou 64 bits.

Download da plataforma Cygwin. Pacotes 32 e 64 bits.

Quando o download for concluído, clique em Avançar e, na sequência, marque o flag Install from Internet.

Assistente de instalaçao do Cygwin.Assistente de instalaçao do Cygwin. Escolher tipo de instalação.

Posteriormente, vá clicando em Avançar até aparecer a parte na qual devemos fazer a escolha dos pacotes.

Escolha das Ferramentas

Como o Cygwin é um emulador de terminal com uma grande coleção de ferramentas GNU e Open Source, que disponibilizam funcionalidades similares às disponíveis em distribuições Linux no ambiente Windows, nós vamos escolher somente os pacotes das funcionalidades que temos interesse.

O pacote que irá emular um cliente ssh para nós no Windows é o openssh e a seleção dele se faz da seguinte forma:

Em View selecione Full e pesquise por openssh. Procure pela categoria Net e verifique se há na coluna Bin um flag marcado. Caso contrário, dê dois cliques em cima de Skip na coluna New para que o flag se marque.

Selecionar para instalação pacote ssh da plataforma Cygwin.

Em um outro artigo desse canal, faremos consultas DNS de domínio com a ferramenta dig. Então, vou aproveitar e já fazer a instalação dela agora. Se o seu interesse for somente pelo SCP, pode ignorar o próximo parágrafo e imagem.

Para instalar a ferramenta dig, pesquise por bind, procure pela categoria Net e verifique se na coluna Bin temos o flag marcado. Caso contrário, novamente dê dois cliques sobre Skip na coluna New para que o flag se marque.

Selecionar para instalação pacote bind da plataforma Cygwin

Na sequência, clique em Avançar para fazer o download dos pacotes selecionados.

Adicionar a Pasta bin do Cygwin ao Path do Windows

Quando o download for concluído, precisamos adicionar a pasta bin do Cygwin às variáveis de ambiente do sistema.

Para isso, localize no disco C do seu computador ou no local em que você determinou que o programa fosse instalado, a pasta cygwin e dentro dela, a bin. Adicione o caminho da pasta bin ao PATH do seu sistema. Se tiver dúvidas, siga este tutorial.

Testando as Ferramentas Instaladas

Uma vez setado o caminho no PATH, abra o Prompt de Comandos e digite scp. Deveremos ter uma mensagem com as opções de configurações do scp, indicando assim que a instalação foi realizada com sucesso.

Testando SCP.

Na sequência, coloque o comando dig que utilizaremos posteriormente para realizarmos a consulta DNS do domínio que iremos registrar e veja se temos uma resposta.

Testando ferramenta dig.

Show de bola!! Agora essas ferramentas estão prontas para serem utilizadas também no Windows.

Ir para o topo