Como Executar Programas Através do Terminal no Linux

Para executar um programa pelo terminal, basta digitar seu nome. Por exemplo: firefox.

Logo que o firefox inicia, o terminal trava e eu não posso mais utilizá-lo. Isso acontece porque esta instância do terminal está dedicada à execução do firefox e a execução está ocorrendo no foreground, ou seja, primeiro plano. Para liberar o terminal eu preciso jogar a execução para o background, segundo plano.

Migrar Execução de Programa para o Segundo Plano

Migramos a execução de um programa para o segundo plano primeiramente parando temporariamente a execução de seus processos. Isso pode ser feito pressionando Ctrl + Z no teclado.

Para visualizar os processos que estão parados, utilizamos o comando jobs:

Pausar processos e exibir trabalhos no terminal do Linux.

E para jogar o Firefox no background, ou seja, para ser executado em segundo plano, usamos o comando bg seguido de seu número de identificação. No caso aqui em questão, executamos bg 1 ou só bg se houver apenas um programa na lista de processos pausados. Este comando apresentará uma saída semelhante à listada abaixo.

[1]+ firefox &

E assim nosso terminal fica destravado, mesmo executando o Firefox. A presença do & comercial da saída acima, significa que o programa está rodando no background. Se executarmos novamente o comando jobs, veremos algo como:

[1]+ Executando        firefox &

Indicando que o Firefox está realmente executando em background.

Trazer Execução Devolta para o Primeiro Plano

Para trazermos o programa para o foreground fazemos fg 1. Assim, teremos nosso terminal travado novamente.

Também podemos encerrar a execução do programa. Para isso, basta pressionar Ctrl + C.

Iniciar os Programas já no Segundo Plano

É um pouco trabalhoso ficar toda vez tendo que mudar o programa para o background. Temos que abri-lo, fazê-lo parar e dar o comando necessário. Podemos abrir o programa já em segundo plano, digitando o nome do programa seguido de um & comercial.

firefox &

Dessa forma, já abrimos o programa em background e temos o terminal livre para continuarmos com os demais comandos necessários para nossas atividades.

Ir para o topo