Administrar Usuários no Linux por meio do Terminal

O Linux é multiusuário. Possui um superusuário chamado root, com permissões para fazer absolutamente tudo no sistema. Inclusive tarefas autodestrutivas que o farão parar de funcionar completamente. Abaixo do root, temos os demais usuários.

Descobrir o Usuário Logado Atualmente

Descobrimos o usuário logado atualmente através do comando whoami.

Comando no terminal do Linux para descobrir o usuário logado atualmente.

Trocar a Senha do Usuário Atual

O comando para isso é passwd. Informamos a senha atual, e duas vezes a nova senha.

Trocar senha de usuário atual pelo terminal do Linux.

Adicionar Senha ao Usuário root

Vamos aproveitar e adicionar uma senha ao usuário root pois ele ainda não tem. O comando é sudo passwd. O sudo indica que vou executar o comando com privilégios de administrador. Nesse caso, após a senha do meu usuário airton, ele já pede de imediato a nova senha para o usuário root.

Adicionar senha ao usuário root pelo terminal do Linux.

Criar Novo Usuário

O comando é adduser. Adicionar um novo usuário é tarefa de administrador, então devo utilizar o sudo. Para criar o usuário vanessa por exemplo, executo sudo adduser vanessa. Após o comando, ele pede a senha do meu usuário, na sequência, inicia o processo de criação da conta e solicita mais alguns dados como a senha para o novo usuário e informações pessoais, por fim, pede para confirmar os dados e a conta está criada.

Adicionar senha ao usuário root pelo terminal do Linux.

Trocar de Usuário

Estou logado com o usuário airton e quero iniciar uma sessão com o usuário recém-criado acima. Para isso, executo su vanessa e informo sua senha. Para confirmar que estou realmente logado com o usuário desejado, basta executar whoami por exemplo. Esse novo usuário também tem sua home como qualquer outro. Desejando acessar essa pasta é só digitar o comando cd já discutido por aqui.

Trocar de usuário pelo terminal do Linux.

Se eu quiser me logar como root, digito su root ou simplesmente su. Estando logado como root, posso acessar livremente os demais usuários da máquina, sem digitar senha nenhuma.

Superusuário Linux acessando livremente os demais usuários do sistema.

Sair da Sessão de um Usuário

Digitando exit encerro a sessão do airton e volto para a anterior, root. Digitando exit novamente, encerro a sessão do root e volto para a anterior, a da vanessa.

Encerrar sessaõ de usuário pelo terminal do Linux.
Ir para o topo